A ruptura de Henrique VIII com Roma foi um ato de estado, prontamente principalmente por motivos políticos, mas muitos dos que apoiavam Henrique ficaram horrorizados com os abusos que ocorreram na Igreja Católica e com a corrupção do papado.

Alguns deles foram além e simpatizaram com o crescente movimento protestante.

A igreja medieval tardia

1. Um clero mal educado e mal remunerado forneceu o cuidado pastoral da maioria das pessoas, enquanto uma pequena minoria de prelados enriqueceu com os lucros do pluralismo, simonia e nepotismo. A venda de indulgências – que remeteram a punição do pecado no Purgatório após a morte a quem estivesse disposto a pagar na vida – particularmente ofendeu os reformadores.
  2. Os mosteiros estavam em um triste estado de declínio. Criado para aqueles inspirados em uma vida de trabalho e oração, eles se tornaram um depósito de lixo para parentes inconvenientes. Algumas ordens – observadores franciscanos, cartuxos e freiras bridgetinas – ainda mantinham altos padrões, mas a maioria era morna na melhor das hipóteses.
  3. Papas renascentistas (por exemplo, os Bórgia, Alexandre VI e os Médici, Leão X) levaram vidas de cobiça, corrupção e sensualidade, e os pequenos impostos a Roma (anates, pence de Peter) foram ressentidos. O cardeal Wolsey ofereceu um exemplo de cidade natal com os mesmos padrões de conduta.
  4. No entanto, os problemas da Igreja não devem ser exagerados. Antes do início da Reforma, muitas paróquias inglesas ainda eram vibrantes centros de culto – associações, fraternidades e irmandades floresceram; e muito dinheiro foi deixado voluntariamente para funerais e capelas (ou seja, doação de padres para fazer missas pelos mortos).

Humanismo

1. As universidades medievais foram dominadas por clérigos debatendo teologia e filosofia em latim bárbaro. Esses acadêmicos eram os herdeiros medíocres dos grandes filósofos medievais Thomas Aquinas, William of Ockham e Duns Scotus.

As universidades italianas nunca se tornaram tão imersas no escolasticismo quanto suas contrapartes do norte. Em vez disso, o estudo da medicina, direito e retórica / eloqüência teve um papel importante em seus currículos; esses estudos foram baseados nos textos da antiguidade clássica.

• Nesse meio nasceu – um movimento que queria restaurar originais, textos clássicos não corrompidos e linguagem pura (latim e grego).

Os humanistas cristãos Desiderius Erasmus, John Colet e Thomas More aplicaram essas idéias às Escrituras e se esforçaram para entender a mensagem real da Bíblia como base para levar uma vida verdadeiramente cristã. Eles expuseram a ignorância clerical e promoveram a reforma educacional.

• A influência dos humanistas cristãos se limitou à pequena elite intelectual letrada, mas eles influenciaram reformadores como Martin Luther, cuja mensagem foi transmitida mais amplamente.